TRANSLATOR - TRADUTOR - TRADUCTEUR

Click on the box above to have this site translated in english or another language
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

Este blogue é um espaço onde tento conjugar a divulgação do meu trabalho de pintura, através das publicações abertas a comentários, e a publicação de outras matérias na coluna lateral e nesta zona, ao alto da coluna principal.


Os assunto e conteúdos que aqui coloco, em paralelo com a pintura que faço, relacionam-se com as minhas opiniões e opções no exercício do acto de viver. Isso, como tudo, resulta de um compromisso entre livre-arbítrio e determinismo, de racionalismo e sensibilidade, de consciência e intuição, de ponderação e impulso.


Não será possível resumir neste espaço o meu pensamento acerca do mundo actual e do que é indispensável alterar para viabilizar um futuro, em que a nossa espécie assegure a sobrevivência da vida como a conhecemos, de uma forma que respeite a sua organização estrutural. Penso que em qualquer de nós tudo existe. A capacidade para fazer num sentido e no seu oposto. Cada um tem os seus conceitos de bem e de mal, se bem que há tendências mais universais. Para mim basta-me considerar por bem o que estabiliza, harmoniza, promove prazer e bem-estar, respeita e aceita e se constrói permanentemente na consciência da pertença a uma unidade global. A consciência do mal estará no extremo oposto. É uma forma simplista e não mais que um recurso para estabelecermos regras de conduta, para assumirmos a responsabilidade que os nossos recursos desmedidos para interferir no meio em que vivemos, nos confere.


A falta de um sistema político adequado para a gestão das sociedades que promova um papel social, de cada um, devidamente equilibrado no deve e haver, estabelecido no respeito sagrado pela dignidade de cada pessoa, é um sintoma de um mal que se avalia pelo exame da nossa História Universal. Se avaliarmos os registos da história política, das artes e do pensamento, verificamos que há um padrão de comportamento humano que é inerente à sua condição e que não tem mudado ao longo dos milénios. Depois vemos que tudo se repete, em ciclos. E verificamos que a velocidade das transformações evolui exponencialmente, porque tudo é um pulsar. A explosões sucedem-se retracções.


Neste momento não sabemos em que ponto estamos, mas sabemos que se não alterarmos o nosso comportamento, estaremos a construir uma destruição num apocalipse de dor e sofrimento em que a nossa arrogante inteligência fará a afirmação de ser a mais negra estupidez do Universo conhecido.




ASSINE PELA ABOLIÇÃO GLOBAL DA PENA DE MORTE

BASTA A POSSIBILIDADE DE INOCENTES SEREM CONDENADOS À MORTE PARA A ABOLIÇÃO SER IMPERATIVA


No passado dia 10 de Outubro foi o Dia Mundial pela Abolição da Pena de Morte. Duas semanas antes, a 25 de Setembro, o Brasil tinha-se tornado o 72º país a abolir a Pena de Morte do seu sistema penal, sem possibilidade de retrocesso.


Este é, ainda hoje, um tema polémico. Confrontados com a violência que espreita a esquina do quotidiano da pessoa mais serena e pacífica, e com a consciência que a divulgação mediática que existe dessa mesma violência muitos são os que apesar da sua boa personalidade cívica e humana, hesitam ou, nem por isso, antes apoiam a pena de morte como solução para conter e castigar os crimes que atingem inocentes.


Pessoalmente, expresso aqui uma opinião que assume uma série de implicações, pelo que não quero fazê-lo, sem fundamentar a minha posição e assumir a consciência desses fundamentos. Estou consciente do privilégio que representa nunca ter sido alvo de episódios de relevante violência. Consigo, talvez por defeito, mas quanto baste para entender o estado de espírito de quem sofreu sérias circunstâncias
de ofensas pesadas à sua integridade física, atentados ou até assassínios dos que lhe são próximos.Há casos e circunstâncias em que os ofendidos poderão encontrar argumentações que sustentem uma execução num caso específico. Há até casos de assassinos que querem morrer. Há muitos que até se suicidam no corredor da morte, seja pela incapacidade de lidar com a culpa ou com a desumanidade da tortura da espera. No entanto, há uma coisa de que todos temos de estar conscientes. Num determinado sistema penal há ou não há pena de morte. E temos de estar conscientes de uma outra coisa. Nenhuma lei que exista em qualquer país, para qualquer efeito, tem garantia de ser sempre exemplarmente aplicada. Os casos são julgados por pessoas e por elas são aplicadas as penas. As pessoas detêm poderes e têm interesses que, por vezes são difíceis de identificar até para os próprios porque estão nas esferas obscuras das ideologias e das afectações de carácter e que são determinantes nas decisões. Pesa, para mais, que a maioria dos locais onde a pena de morte ainda é aplicada, e onde é necessário que seja abolida, são aqueles onde os atropelos à isenta aplicação da lei são mais fáceis.


Não é defensável que estejamos vulneráveis à violência social. Sabemos que há seres humanos cuja monstruosidade de comportamento alimenta as vendas e audiências dos meios de comunicação com a evidência de que não terão a mínima viabilidade de recuperação. No entanto, defendo que as sociedades terão de encontrar métodos de prevenção e de regulação destes fenómenos que estão completamente associados à própria natureza humana e à forma como se gerem políticamente as sociedades. Acredito que um eficaz combate à miséria existencial e um sistema de educação humano e adequado resolverá uma grande parte do problema. A aplicação rigorosa dos direitos humanos, já reconhecidos, outra parte. Só que o que poderia ser fácil, não o é, e esse estado, demorará a ser atingido, se algum dia o for à escala global. Até lá, os crimes e as agressões continuarão. E a necessidade de lidar com eles, sem passar pela eliminação física do criminoso. Porque basta a possibilidade, em aberto, de um inocente condenado para inviabilizar que se possa manter uma lei que o permita. Nos Estados Unidos, onde ainda existe, como sabem, pena de morte nalguns estados, já se tem descoberto inocência, e conduzido à libertação de presos, numa espera que chega a durar 20 anos.


Perante estes factos só é possível defender a abolição da pena de morte, sem excepção do local geográfico, da natureza dos crimes, das características do criminoso ou do método de execução utilizado. É um princípio e um conceito a eliminar para atingir um mundo melhor.


Como nota final, registo o facto agradável de Portugal ter sido a vanguarda da abolição da Pena de Morte. Foi introduzida pela Reforma Penal de 1867, tornando-nos no primeiro país a aprovar uma lei desta natureza. Notável, para um país, em que em 1476, os registos reais dão conta daquilo a que chamam "uma lei mais humana" referente à decisão de D.Afonso V de proferir uma sentença em que só o marido podia matar a mulher culpada de crime de fugir ao marido, pecando-lhe na lei do casamento.


ATENÇÃO - ESTE VÍDEO MOSTRA A CRUELDADE HUMANA PARA COM OS ANIMAIS

Nos dias de hoje, só a ganância do lucro, o desprezo pelo sofrimento alheio e a crueldade para com as outras formas de vida, explicam as experiências com animais em laboratório, para fins médicos, cosméticos ou outros. No total alheamento pela dignidade da vida e pelo seu carácter sagrado, animais dotados de consciência e sensibilidade elevadas são torturados com objectivos militares e científicos, por vezes durante anos a fio, passando existências inclassificáveis. A engenharia genética que tem sido, tantas vezes, usada em más direcções, providencia afinal os meios que permitem avançar a medicina sem o uso deste tipo de práticas, mas elas continuam a ser usadas.
Impõe-se que todos os que temos consciência do mal no exercício destas práticas cruéis e que com elas não queremos pactuar, nos informemos, de quais as empresas que comercializam produtos ou medicamentos resultantes destas experiências. Felizmente o mercado actual dá alternativas para se evitar um consumo que suporte essas actividades.

NÃO À SENTENÇA DE MORTE - Não deixe o seu cão velho na rua, nas noites frias!

Chained Dogs

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA E VISITE O SITE DA PEOPLE FOR ETHIC TREATMENT OF ANIMALS

Se tiver dificuldades com a língua inglesa faça uso da ferramenta de tradução do Google. Não é perfeita, mas permite-lhe ter uma ideia muito aproximada dos conteúdos.

MOSTRA VIRTUAL DE PINTURA

terça-feira, 16 de junho de 2009

O TEMPO E O ESPAÇO

Tempo Espaço detalhe 1 web.jpg

"O Tempo e o Espaço" (parcial)

Óleo sobre tela - 120x193cm - 2009




O primeiro homem surgiu do Mistério. O Mistério decidiu traçar um caminho para o homem. Um caminho circular que o levasse do princípio até ao regresso à sua própria essência.


Então, do pó, brotou Lilith. Lilith era uma serpente. Viu o homem e chamou-lhe Adão. Viu-lhe os olhos serenos, a brilhar na luz, e o corpo esguio e quis unir-se-lhe. Envolveu-o e definiu o amor.


Deu-lhe filhos brilhantes e filhas radiosas.


E chegou a hora do Mistério criar a Mulher. Da terra molhada, na beira de um rio, fez uma companheira humana para Adão. Quando a viu, Adão, sonhou com a parte de si que descobriu faltar-lhe e desejou-a. Lilith pronunciou a palavra Eva e emudeceu para sempre.


Para se vingar, Lilith urdiu o plano que levou Eva a comer o fruto proibido e a conceber Caim, o fratricida irmão de Abel. A viagem começara. O círculo iniciava a sua curvatura perfeita e todos iam nele.


A seu tempo, entraram Horus que tomou os ares para guardar o céu. Olhando de cima concebeu guerras e caças e o contraponto entre a dor e o prazer.


Anúbis apareceu, para garantir a eternidade ao homem, assustado com o caminho desconhecido. Este guardou-o para sempre, como companheiro, na sua forma de cão.






Em 1972, a nave espacial Pioneer 10, levou na sua viagem pelo espaço, um placa de alumínio anodizado que continha gavada informação sobre a espécie humana. Um homem e uma mulher, nus para uma competente identificação. Na placa encontravam-se ainda diversas representações esquemáticas, como a localização da Terra no universo e a transição do hidrogénio.


Desde 1960 que uma intensa actividade de procura de contacto com inteligência extra-terrestre procura dar a um eventual viajante, de outro mundo, informação acerca de nós e da nossa viagem.


À margem dessas actividades oficiais línguasque pretendem ser uma base mágica para comunicação e estudos de xenolinguística, levaram ao aparecimento da escrita asemic e à linguagem Lincos. Procuramos soluções mágicas até na leitura do Codex Seraphianus.


Contamos a nossa história, como magia para nos ajudar a encontrar o Graal que agora desejamos, mas esquecemo-nos sempre de Lilith, Horus e Anúbis. Eles estão connosco nesta viagem e negando-os o Cálice Sagrado é impossível.




Viagem totalweb2.jpg


"Vais sem mim, minha vida


Vais rolando.


Eu estou imóvel.


Tu lutas algures


mas deixaste-me pelo caminho.


Não te acompanho,


Não percebo aonde me levas


E o que quero não me dás.


Por causa deste vazio,


quero tanto,


quase o infinito....


Por causa deste vazio


que nunca preenches."


Henri Michaux

19 comentários:

mariabesuga disse...

Os desígnios do Mistério se cumprem dentro de ti e “aqui” voltas passados que são exactamente 2 anos. “Aqui”, porque não ao mesmo lugar. Este que agora acabas de criar é deste tempo. Neste, te darás renovado, sentidos sempre despertos, pulsando-te a vida na palma da mão.

Este “O Tempo e o Espaço” que aqui deixas hoje faz parte da tua construção neste espaço e tempo em que te cumpriste em teus próprios intentos. Isto posso eu dizer porque sei. Isto posso eu dizer porque partilhei dos dias desse tempo e de todo o processo aqui acontecido neste nosso espaço. Neste tempo e espaço que com todo o teu empenhamento deixou que te nascessem da Alma, o teu Mistério, estes trabalhos. Trarás outros acontecidos dentro do mesmo processo de renovação.

Ser-te-á dado pelo destino de que te fazes cumpridor, mais e mais espaço para cresceres no propósito de saberes satisfeitos em ti os sonhos que te empurram a existência. E eu aqui acompanhando essas marcas do teu caminhar.

O meu beijo, sempre
Maria Besuga

marialascas disse...

Gosto da pintura!Muito bonito!
Revejo-me nas dúvidas e na busca da essência. Voltarei...

Sangue é vida que se Dá disse...

Como já algumas vezes pessoalmente disse,amo,,, a pintura,a fotografia,arte é motivação actual e do futuro,e as quais eu sou apreciadora mesmo,é um prazer observar os mistérios das imagens, onde busco isências desconhecidas para mim.
Mais arte será partilhada de dentro da alma do artista,parabêns pla partilha de bons momentos . voltarei até lá um abraço.

Unknown disse...

Gostei, gosto da pintura e da menssagem que transmite.... não sei se aprecia, mas ao ler as suas palavras, lembro-me um pouco de Paulo Coelho, tal como ele o que escreveu dá que pensar...pode ser outro genero, mas gosto de ler pensamentos...
Beijocas, Zezinha

Berro d'Água disse...

Pois veja bem como é a vida... A pouco tempo a trás, lembrando-me de ti, resolvi correr atrás de teu blog e site e acabei chegando até aqui esse novo espaço, mas ainda estava desativado. Hoje abri a caixa de correspondência do lâmina, que eu praticamente não uso mais e eis que encontrei teu email. Doce surpresa pois é sempre um grande prazer rever amigos e reencontrar pessoas queridas.
Quanto aos outros blogs, estão desativados mesmo, mas poderás deixar teus recados nesse outro endereço e sempre que der virei te visitar. Faça o mesmo e nos manteremos ligados pelo fio invisível da virtualidade.
Espero que estejas bem e feliz!!! escreva-me dando notícias tuas e se desejares, poderes flar pelo msn, também e o meu endereço atual, te repassarei por email, se assim o desejares.

Parabéns pelo novo espaço!!! Está lindo!!!

Beijinhos e tudo de bom!!!

Cris

Fragmentos Betty Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fragmentos Betty Martins disse...

.________querido Antonior




como fiquei feliz!_______muito mesmo:=) ao "encontrar-te aqui.agora"


meu coração sorriu:=)


.já tinha saudades_______muitas



o teu "espaço" está de facto belo!


._______um bom-regresso meu querido amigo






________///






beijO______ternO

Maria Monteiro disse...

Benvindo António ao Online!!!! E os meus sinceros parabéns pelo nascimento deste blogue que faz, certamente, todo o sentido!!

poeta_silente disse...

Antonior
Obrigada pela lembrança.
Fico feliz por voltarem a net.
Os homens estão a procurar, até hoje, a resposta para a pergunta que não quer calar... estão a querer saber o porquê da existência. Buscam fora da terra... no espaço... e, aqui, esquecem que o semelhante está a responder sua dúvida. Basta olhar para o lado... e para dentro.
Juntando a "rosa" da Girassol com o Mistério... será que aí não teremos a resposta?

Deus te abençoe. A ti e Girassol.
Miriam

anA disse...

Agradeço o Comentário no post ''Las meninas''.
Verifico que este blog
é novo, Voltarei para ver/ler as novidades.
Até breve
anA

Francisco Vogado disse...

António
esta vontade de participar, de intervir, de compartilhar, de criar novas referências, de usar e abusar de todas as linguagens disponíveis, é um acto de grande coragem, determinação e sintoma duma enorme vontade de melhorar esta terra,estes homens!

Esta ilusão de através da net, estarmos em todo o lado, tem sem dúvida a vantagem, de não nos impormos a ninguém; só nos leiem os que quiserem, quando quiserem e nada lhes é exigido em troca.

Mas quando, sentimos que do outro lado - quer como emissores, quer como receptores - as msgs, os sentimentos, os desabafos, estão criando uma corrente de amizade, é sintoma que estamos no bom caminho!

Também estamos cá!Acredito que um destes dias, só os "cotas" terão o saber de escrever e de se "abrirem aos amigos" da forma que tu o fazes.

Um grande abraço!
Francisco Vogado

vieira calado disse...

Grande, grande!


Um abraço

Susn F. disse...

Gostei muito dos pormenores desta pintura e desta vontade expressa de recomeçar, de renascer.

Um beijo

Aguardo por mais pinturas e fotografias

antonior disse...

Querida Maria Besuga:
Obrigado pelas palavras de partilha e pelo teu "beijo, sempre".

Maria Lascas:
Obrigado pela presença, pela sua apreciação e pela atenção ao texto que lhe permitiu indentificar-se com aquilo em que se diz rever.

Rosa de "...vida que se dá" obrigado por esse "amo a pintura, a fotografia" perante os meus desajeitados exercícios....

Zézinha, de "mjar", que bom teres vindo. Espero que voltes sempre, mas que seja sempre que te apetecer. Continua a ler pensamentos porque amanhã lerás almas. Quanto ao Paulo Coelho, de facto só li, há já muitos anos um livro dele, mas estou agora curioso com a biografia que foi publicada....:-)

Cris, de "Berro de Água". Lamento que os teus espaços estejam inactivos. No entanto aqui está um espaço aberto. Vem sempre que quiseres.E, por favor, a tua opinião irá ser fundamental para os assuntos que aqui irei colocar à discussão.

Olá Betty,
Com amizade, te recebo neste espaço.
Obrigado pelas palavras que deixaste. Deixas a marca familiar de uma presença de outros tempos neste novo tempo. Vem sempre e dá a tua opinião.

Maria:
Obrigado pela visita e pelo sentido que encontras neste espaço que aqui (re)nasceu. Aparece sempre que queiras.

Miriam, de "Poeta Silente",
Obrigado pela presença e pelas palavras sempre sensíveis. Obrigado por teres conjugado a Girassol com o Mistério para encontrar respostas. Que todas as bençãos de Deus te protejam.

Ana,
Obrigado por ter vindo, por ter dado atenção e por se ter interessado e decidido voltar. Venha quando quiser e deixe as suas ideias para que nasçam novas ideias.

Meu Caro Amigo Francisco Caeiro/Vogado (?),
Foi grande, muito grande mesmo o prazer que me deste com este comentário. A tua presença bastaria, mas essa presença enriqueceu-se profundamente com o conteúdo das palavras. Primeiro, obrigado pela abertura e aproximação. Depois, não há palavras que reconheçam o conforto que se sente no reconhecimento da empatia manifestada. E como ela é certeira!
Vem sempre, por favor, porque a tua presença é importante aqui. Tenho esperança que também abras o teu espaço para dares o teu olhar e o teu saber a estes mundos.
Retribuo o abraço, com amizade

Vieira Calado,
O meu amigo é grande!
Aqui usou como axioma indiscutível o conceito "menos é mais"....com uma palavra transformou o comentário mais sintético numa enorme apreciação e deu-me enorme satisfação. Venha sempre.Dê a sua opinião.
Um abraço.

Susn,
Obrigado pela visita! Obrigado pela atenção ao conteúdo do único post que cá havia.Fico contente por lhe ter agradado a pintura. Espero que regresse sempre e que, como se interessa, se vá manifestando acerca das pinturas e fotos que aqui publicarei, mas sobretudo sobre os conteúdo que irei colocando à discussão, abertos às opiniões de todos.

Isabel disse...

teste

Isabel disse...

Antonior,obrigada por nos brindar com este blog!E precisamente sobre materias que eu adoro: pintura ,foto, escrita, arte ...
Este debate sobre historia de arte e correntes artisticas é muito interessante...porque muito polemico!
Adoro os grandes mestre de todos os tempos, mas a pintura que me apaixona ,verdadeiramente, começa com o impressionismo,continuando com o expressionismo,o fauvismo e algum abstracionismo,porque mais livres e libertadoras,mais criativas e emocionais.
Adoro a boa pintura figurativa actual(Lucien Freud é um genio...)
mas este tipo de pintura exige um dominio tecnico perfeito,que só muito poucos conseguem.
Outro dos meus pintores actuais preferidos é Gerard Richter ,mas sobretudo na sua fase posterior,quando abandonou o figurativo para se lançar, de forma genial ,no puro abstracionismo.È um percurso exemplar, de pura libertação,em que deixou de nos dar imagens exactas e perfeitas da realidade, para nos fazer mergulhar em imagens que destapam e po~em á prova os nossos sentidos e as nossas emoções, sem querer imitar a realidade que os nossos limitados olhos podem ver.É o querer ver mais além ,é o querer vislumbrar o paraiso, é o querer vislumbrar o que nos dá o nosso olhar interior e não apenas as imagens captadas pelas nossas limitadas corneas oculares.
Enfim, é arte aquilo que nos emociona e provoca ressonancia profunda no nosso ser ... mas claro, tudo isto é muito polemico e por isso, interessante!

JOÃO SERÉM disse...

António,

Obrigado pelo teu cuidado. Tomo um comprimido por dia o que me dá um tensão de 80-130 que é óptimo como sabes! Mas à cautela já escolhi a música para o meu velório "Stand by me" : )

Quando te falo de censura, evidente que falo da "tua" censura com a qual concordo absolutamente!

Em relação ao cãozinho na exposição de arte, preso, a sofrer, vi imagens e consegui agonizar com ele...
Os inconscientes que exibem o cão agonizante são:
- o autor à procura de fama, que consegue
- o galerista à procura de mais fama e mais dinheiro
- o curador, idem
- o comissário, idem
- o presidente da câmara, idem
- o chefe do governo, idem
- os visitantes, vivos-mortos, carrascos medrosos, que não lhe cortaram o cordel, que não o libertaram!
- os jornalistas e seus patrões, ditadores de cifrões, personas.

Todos querem mais e só nos estão a dizer:
1. Somos a nata, iluminados, conhecedores de arte.
2. Nós não somos abaixo de cão, vocês os estúpidos papam o que queremos mostrar, intelectualizar!
3. Protagonizamos a opinião, portanto temos que deixar o cão morrer à sede e devagar, exposto, como há 2000 anos atrás aconteceu!
4. Estão a ver como a arte ainda funciona?
5. Como especiais que somos, não interferimos na "performance" do artista, portanto dar agua ao cão, nem pensar, tem de sofrer!
6. Vocês são triturados por nós mas sempre em defesa de valores artísticos.
7. Vocês não comeram as pinturas que Picasso injectou em série, à porta do atelier, que permitiram fortunas aos descendentes e aos investidores? Agora comam cães agonizantes!
8. Paguem, exibam, nós vamos facturando com AdSense!

Com os cães agonizantes que há por todo o mundo, chega-me possuir o nada, ser zero, não quero a infelicidade, não quero a felicidade, descubro apenas o equilíbrio tranquilo, sem opostos.

“No matter who you are!
No matter where you go in life!
You go need somebody to stand by you! Stand by me…”

Fica bem e um abraço
João

Maria Azenha disse...

Olhei.vi.escutei.

voltarei.

Belo!

Andradarte disse...

Obrigado pela sua visita, pois só assim tive oportunidade de apreciar tão grande artista.
Como artesão, fico estupfacto com tanta
arte. A minha arte será menor, mas é a
que eu sei fazer e a que me faz viver...
Voltarei sempre, admirar a sua bela arte....sublime.
Abraço e obrigado.


website stats